Armazenamento seguro de arquivos em rede, com permissões de acesso, proteção por usuário (e senha),  com certificação digital e backup automatizado.

Hoje, na era da informação, pouca coisa é mais importante para uma empresa do que seus projetos, planilhas, petições, ações, entre outros arquivos. Para armazena-los, muitos desses negócios utilizam soluções próximas, como Dropbox©, OneDrive©, iCloud©, Google Drive©, entre outras soluções genéricas. O que nos levou a refletir sobre alguns aspectos:

  • Nenhuma delas oferece uma sincronização em tempo real, quando você grava um arquivo, tem que aguardar até ele ser sincronizado em outros computadores, o que as vezes, pode levar horas dependendo do tamanho do arquivo e da velocidade da sua internet;
  • Essas soluções, em geral, são pensadas para atenderem ao nicho de pessoas individuais, e não a um coletivo, em que possa estabelecer-se níveis complexos de permissões de acesso a determinados arquivos;
  • Quando um arquivo é apagado acidentalmente, ele é apagado de fato, em todos dispositivos, a menos que você recorra a um dispositivo que ainda não foi sincronizado e busque este arquivo lá, não há como recupera-lo;
  • Não há nenhuma forma de backup automático pela própria ferramenta, muitas vezes, necessitando a intervenção de terceiros ou de uma ferramenta específica para realizar cópias de segurança dos diretórios sincronizados;
  • Qual a garantia da privacidade e do sigilo desses arquivos além dos próprios termos de serviço dos desenvolvedores dessas soluções?

Pensando nisso, a NSEC partiu para o desenvolvimento de uma solução própria que atendesse à estes nichos de mercado. E hoje, apresentamos aos nossos clientes o NSEC FILESERVER.

Trata-se de uma solução integrada de hardware e software, com espelhamento físico em três (ou mais) discos rígidos, grande espaço de armazenamento (1 TB ou superior), e conexão direta via rede local, o que garante a máxima velocidade de acesso aos arquivos. Além disso, o NSEC FILESERVER possui um exclusivo painel web, onde você pode enviar e receber arquivos remotamente, gerenciar os usuários e permissões, como também, verificar as últimas cópias de segurança realizadas remotamente.

Como funciona?

Normalmente, em uma rede empresarial os arquivos que você constantemente precisa estão espalhados por todos computadores, os arquivos que todos podem ter acesso em pastas compartilhadas, e os arquivos restritos ficam cada qual no computador do funcionário ao qual pertence. E caso algum problema ocorra em algum desses computadores, parte dos arquivos dispostos na rede, e os arquivos privados, são perdidos (temporariamente ou eternamente, caso ocorra algum problema grave, mas não incomum, como uma falha de hardware, por exemplo).

 

diagrama-sem-servidor-de-arquivos

 

Quando você centraliza os arquivos de todos computadores em um servidor, todos computadores passam a acessar estes arquivos em um local centralizado. Podendo aumentar as capacidades de proteção, e garantindo que cada usuário (ou terminal) tenha acesso somente aos arquivos que lhe competem, reduzindo também a incidência de infecções com vírus e ouros malwares nos computadores.

diagrama-com-servidor-de-arquivos