Reduzindo o consumo de dados

28 de junho de 2016

Acostumado(a) a gastar horrores de dados por dia? Estourando com facilidade a franquia? Você não está sozinho(a)! Veja neste artigo 7 formas de reduzir consideravelmente o consumo de dados da sua internet móvel.

1 – Facebook

Poderia ser chamado também de tubarãobook, ou tazmaniabook, aquele que devora todos os dados e conexões que encontra pela frente. Mas calma, não é necessário desinstalar, tem como reduzir bastante o consumo de dados do aplicativo simplesmente desligando a reprodução automática de vídeos.

Como reduzir o consumo de dados do Facebook

 

  • Abra o aplicativo;
  • Selecione a opção no canto inferior direito (configuração);
  • Selecione “Configuração de conta”, e em seguida “Vídeos e Fotos”;
  • Desligue a opção “auto-play”, selecionando “Nunca reproduzir vídeos automaticamente”;

2 – Google Maps

O Google Maps permite que você utilize o aplicativo sem utilizar a conexão, o download dos mapas pode levar alguns minutos, mas você sempre terá eles a mão quando necessitar consultar.

Reduzir o consumo de dados do Google Maps

Para utilizar esta funcionalidade, basta digitar “ok mapas” na barra de busca, que a porção do mapa na tela será guardado em cache.

3 – Skype (Só funciona no Android)

Para diminuir a qualidade das videochamadas no Android, basta ir até as configurações do Skype e mudar a qualidade de vídeo de “alta” para “baixa”, a diferença nem é tanta assim (no celular).

Reduzir os dados do Skype no Android

4 – NetFlix

O time de desenvolvedores do NetFlix se deu conta de uma novidade: Seus aplicativos no Android e nos iPhones consomem muitos dados! E para isso, desenvolveram uma opção que limita de diversas formas a utilização dos dados móveis.

NetFlix - Limitar os dados do móvel

No Off: Desliga o uso de dados, no Low: em média 1gb à cada 4 horas, no Medium: em média 1gb à cada 2 horas, no High em média 1 por 1 e no ilimitado (Unlimited) só se você tiver uma conexão de mestre das galáxias.

5 – WhatsApp

Não é à toa que é da Facebook. Embora útil, o WhatsApp é um grande vilão quando o assunto é consumo de dados, mas também há meios de deixar ele menos voraz.

Redução do uso de dados do WhatsApp

 

  • Abra o aplicativo;
  • Vá até Ajustes (ícone da engrenagem, no canto inferior direito);
  • Clique em uso de dados, e marque a opção “reduzir uso de dados”, ou “Low data usage”;

 

Como reduzir os dados consumidos pelo WhatsApp

 

Retorne, vá até a opção de “conversas”, e desmarque “Salvar mídia recebida”, ou desmarque de sua preferência, de acordo com sua conexão.

Desligar o WhatsApp do iCloud para reduzir os dados

 

Outra opção é desmarcar o backup das conversas do WhatsApp no iCloud, assim você vai economizar em dobro.

6 – Compacte a navegação

Muitos navegadores móveis como o Chrome e o Opera oferecem uma opção de compactar os dados recebidos do servidor com tecnologia GZIP (é necessário que o servidor da página que você esteja acessando também suporte isso).

Ativar o GZIP no mobile

 

7 -Spotify ama a música, mas odeia a franquia

Finalmente a última dica, e sim, não podia vir de menos que dele, a nova sensação da música online! Eu, juro, ainda prefiro passar minhas músicas com o cabo USB direto do iTunes, e guardar os meus dados para outra coisa, mas se você é moderno e descolado, e utiliza o aplicativo do Spotify, ai vai essa última dica.

SPOTIFY - Ajustes para reduizr o consumo de dados

O truque é ajustar a qualidade de acordo com a franquia disponível, também é possível ajustar para que as músicas sejam guardadas no celular, se você ouve várias vezes as mesmas músicas.

 

Essas configurações e truques foram compilados dos sites: AndroidPit, TurboFuture, MashTips, Cnet España, Smilecommunications Tz, Ting, TechCrunch.

 

Gostou? Curta e compartilhe

Deixe seu comentário