Economize papel e espaço: 7 ferramentas para salvar em PDF ao invés de imprimir

10 de julho de 2016

Muitos arquivos? Salve em PDF!

Além de toda questão ambiental, documentos digitalizados são muito mais fáceis de serem armazenados, pesquisados e encontrados. Eles podem serem facilmente impressos ou editados, de acordo com as preferências de quem os gerou. Quando falamos em compatibilidade, são quase imbatíveis! Quase todos computadores, celulares, tablets, televisores e outros dispositivos modernos trabalham com arquivos PDF.

Neste artigo listaremos 7 ferramentas para você utilizar mais arquivos PDF do que sua impressora, ajudar o nosso planeta, e ainda, economizar algumas moedas.

CutePDF

Simples e efetivo, o CutePDF é uma interface para o GhostScript que gera uma impressora PDF no seu Windows. Ele é a ferramenta mais indicada para Advogados e Outros profissionais que necessitam enviar documentos para os novos sistemas de processos eletrônicos no Brasil.

Quando você imprime na impressora “CutePDF Writer” instalada no sistema, uma janela para salvar o PDF é exibida.CutePDF - Salvando o PDF

O resultado final é exatamente como o esperado, completo e com as fontes embarcadas no arquivo.

CutePDF - Imprimindo em arquivo

O único detalhe do CutePDF que deve ser observado, é que na instalação ele pede ao usuário para instalar um Adware do ASK Toolbar, que deve ser desmarcado e cancelado, para prosseguir a instalação com segurança.

CutePDF - Instalação

Site: http://www.cutepdf.com/

doPDF

Se você pretende imprimir um PDF depois e para isso necessita de imagens de alta qualidade, o doPDF pode ser a solução. Assim como o Cute, o doPDF também cria uma impressora virtual, e quando impresso para ele, exibe uma janela com algumas opções de qualidade, embarque de fontes, entre outras opções.

doPDF - Salvar

Entre as opções do doPDF está a opção de embarcar as fontes, que mantém o arquivo final com o mesmo aspecto em todos dispositivos onde for aberto.

doPDF - Fontes embarcadas e imagens em alta qualidade

Site: http://www.dopdf.com/br/

PDFCreator

As opções acima, com certeza, são muito boas. Mas se você necessita mais controle sobre os metadados dos arquivos, com certeza o PDFCreator é a opção open-source que você procura. Suas opções incluem nome do autor, versão, e outros dados anexos ao arquivo. Para quem utiliza um cliente de e-mail desktop, um botão facilita o envio de arquivos anexos pelo e-mail.

PDF Creator - Janela de salvar arquivo

Somente há um inconveniente: Assim como o CutePDF o PDFCreator (embora opensource) também acompanha um Adware na sua instalação, então, tome cuidado.

PDFCreator - Adware na instalação

Site: http://www.pdfforge.org/pdfcreator

FreePDF

Assim como os demais, o FreePDF funciona como uma impressora PDF, na versão gratuita algumas propagandas são exibidas, o que pode ser suprimido comprando a versão “plus”.

FreePDF - Salvar arquivo

Você pode criar alguns perfis para exportar seu PDF e somente selecionar qual a melhor opção para o documento que está digitalizando no momento.

Embora o site esteja em alemão, o software vem em bom inglês.

Site: http://freepdfxp.de/download_de.html

GreenCloud Printer

O GreenCloud Printer foca bem no aspecto ambiental, e não diria que é mais um impressor PDF, ele tenta mudar a forma como você utiliza seus documentos, deixando diversas opções facilitadas, como salvar no Dropbox, enviar por e-mail, enviar por Google Docs, Minus, etc.

GreenCloud - Janela de impressão

Ainda dentro do aspecto ambiental, ele modifica os arquivos e substitui as fontes por similares menos espessas, fazendo com que você economize tinta (segundo eles, quase 60%) e energia na hora de imprimir. Infelizmente o GreenCloud não é gratuito.

Na sua versão de testes, inúmeros Adwares foram detectados na instalação, foram tantos Adwares na verdade, que chegamos a perder o calculo.

GreenCloud - Adwares

Site: http://www.obviousidea.com/windows-software/greencloud-printer/

PrimoPDF

Outro utilitário de impressão em PDF com muitas opções de configurações e exportação.

PrimoPDF - Janela de impressão

Embora a interface seja tomada quase pela metade com opções não utilizáveis (UnHelpful Links), o PrimoPDF tem muitas opções boas, como por exemplo, a opção de colocar senha no arquivo PDF, coisa que nenhum outro oferece, e pode ser útil se você costuma guardar dados sigilosos.

A única coisa diferente observada, é que ele necessita que você tenha o Microsoft .NET instalado, o que pode lhe tomar um tempo para instalar, caso não o tenha.

Site: http://www.primopdf.com/

TinyPDF

Esse faz jus ao nome “tiny”, pois seu instalador não tem mais do que meio mega de tamanho e baixou por completo em segundos. Porém, uma desvantagem logo de cara: Não funciona em sistemas operacionais de 64 bits.

TinyPDF - Falha na instalação

Logo, se você utiliza uma versão de 64 bits do Windows, não conseguirá utilizar o TinyPDF, e a versão que ele exibe como funcional nestes sistemas é paga.

Site: http://www.tinypdf.com/

Resultado

É difícil estabelecer qual o melhor e qual o pior, talvez essa parte do trabalho fique para você, nos conte nos comentários nas redes sociais qual você preferiu. Mas o fato é que não há nenhum motivo para que você imprima TODOS seus documentos, uma vez que pode salvar em PDF, a NSEC tem uma excelente solução para armazenamento de arquivos PDF, o NSEC FILESERVER que não só armazena os arquivos de forma rápida e fácil através da rede, mas também monitora e realiza cópias de segurança deles, garantindo sua integridade em caso de contingências.

Gostou? Curta e compartilhe

Deixe seu comentário